terça-feira, 15 de novembro de 2011

A praça da República



Hoje, dia da proclamação da República, nada melhor do que falar da praça, em São Paulo, que leva o nome República em homenagem a este dia.

Você imagina um rodeio no meio da praça da República em São Paulo? Pois é dificil de imaginar né.
No século XIX, a praça que até então era chamada de Largo dos Curros, era palco de touradas e rodeios e já teve seu nome alterado algumas vezes, sendo chamado de Largos da Palha, Praça das Milicias, Largo 7 de Abril e Praça 15 de Novembro; Recebendo enfim o nome de Praça da República em 1889.
A praça, que também ja foi palco de muitas manifestações importantes, como a Revolução Constitucionalista de 1932, abriga a Escola Caetano de Campos, atual Secretaria Estadual da Educação, e foi constituida a partir de um modelo de urbanização européia, fazendo hoje um elo entre o centro velho e centro novo da cidade de São Paulo.

Temos na praça a antiga e ja tradicional feira de Arte realizada semanalmente todos sábados e domingos.

Na verdade, a feirinha de artesanato se chama Feira de Arte, Artesanato, Gastronomia, Antiguidade, Cultura e Lazer da Praça da República e hoje conta com mais de 600 expositores.
A feira teve inicio com o filateista J. L. Barros Pimentel, vendendo selos na década de 50. Posteriormente objetos de arte, comidas tipicas e artigos hippies ganharam espaço na feira.
Hoje possui dois grupos de expositores, um para as feiras de sábado e outro para as feiras de arte do domingo e ja teve seu calendário de eventos pro fim do ano divulgados.
Além dos dias habituais, sábados e domingos, a feira ganhará edições extras todas sextas-feiras de dezembro e também na quinta-feira, dia 22.
Comentários
0 Comentários
Pages 191234 »